Você seria capaz de dizer que gosta de sentir dor? Pois eu lhe diria que a dor é uma benção em nossas vidas. Existe uma rara doença onde a pessoa acometida por tal enfermidade não sente, por exemplo, um corte no dedo, uma queimadura no fogo, dentre outras inúmeras situações que nos causam dor. Este problema pode causar sérios danos físicos e, em situações mais graves, até mesmo levar o indivíduo à morte.
Já em situações normais, quando o nosso corpo sente dor é que algo não está funcionando muito bem nele, e é uma forma de nos alertar de que precisa de cuidados. Realmente existem dores físicas terríveis, mas já entendemos que elas são necessárias para o nosso corpo. Mas eu gostaria de falar ainda sobre um outro tipo de dor, muito difícil de suportar, mas muito importante para o nosso crescimento pessoal e espiritual.
O apóstolo Paulo foi um homem que pode experimentar de várias situações – prisão, fome, açoites e perigos diversos – por amor a Jesus. Mas a cada experiência de grande dificuldade que passava, ele vivia mais da intimidade com o Senhor, pois aprendera a caminhar pela fé e viver dia após dia na total dependência e obediência a Deus.
Quantas lições valiosas você já aprendeu depois de ter passado por um momento de sofrimento? No entanto, vivemos numa cultura onde queremos tudo para este exato momento e parecemos crianças mimadas que não sabem ouvir um “não” ou “espera”. Devemos aprender a sermos mais gratos ao Senhor por tudo o que Ele faz em nossas vidas. Crescemos muito mais em meio às tribulações do que em momentos de calmaria.
No texto de Jó 7.20, ele nem mesmo sabia a razão de estar sofrendo, mas recusou-se a virar as costas para o Senhor. Dentre os vários maus conselhos que Jó ouviu das pessoas à sua volta, algo valioso foi dito por um de seus amigos “Mas, se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo-Poderoso pedires misericórdia... certamente logo despertará por ti...” (Jó 8.4). E foi o que Jó fez, ele buscava a face do Senhor em todo o tempo.
No entanto, em momentos de grande inquietação em nossas vidas, buscamos vários recursos que podem ser válidos, mas ainda assim, não é o mais importante. O que você faz quando está profundamente abatido? Procura alguém para conversar? Trabalha mais ainda para se esquecer de tudo? Viaja para algum lugar em que possa descansar? Tudo isso é válido e importante em algum momento, mas não podemos nos esquecer de que possuímos livre acesso ao Pai! Podemos nos derramar diante Dele e falar tudo aquilo que sentimos.
Amado, não existe ninguém mais preocupado com o nosso sofrimento do que Deus. Talvez a dor que você viva hoje seja a voz do Senhor dizendo “Olhe para mim, fale comigo!”. A dor, para aqueles que crêem em Deus, deve ser vista como uma oportunidade. Não perca a chance de se tornar mais íntimo do Senhor e viver uma experiência pessoal com Ele.
Paulo, mesmo passando por grandes lutas, disse “Em tudo dai graças...” (ITs 5.18). Ele entendia que nada que ele fizesse ou tudo que sofresse, poderia pagar pelo sangue de Jesus derramado naquela cruz, em nosso lugar. Tire um pouco o foco do seu sofrimento... fixe os olhos Naquele que pode todas as coisas!
Um Grande abraço do seu pastor e amigo